sábado, 31 de outubro de 2009

PEIXE FRESCO

O povo que mais gosta de peixe cru é o japonês. Mas tem que ser peixe fresco. Como não tinha mais peixe perto da costa japonesa os pescadores tinham que ir pescar cada vez mais longe. Assim, demoravam para chegar e os peixes já não estavam mais frescos. Japonês gosta de peixe fresco. Então construíram navios maiores e congelavam os peixes. O japonês, que não é bobo, sentia a diferença entre peixe fresco e peixe congelado. Japonês só gosta de peixe fresco. Passaram a fabricar navios ainda maiores com grandes tanques onde os peixes eram guardados. Quando chegavam no porto, os peixes ainda estavam vivos, porém tristes, abatidos e o consumidor japonês, que é muito exigente, continuava a sentir a diferença entre peixe fresco e peixe triste. Mas que diabos! Como satisfazer este exigente paladar? O que você faria?

Quando nós conquistamos alguns objetivos na vida começamos a relaxar, a afrouxar o ritmo de trabalho, estudamos e pesquisamos menos e perdemos aquela paixão inicial. Gastamos mais dinheiro em futilidades, nos entediamos e até podemos ficar dependentes de remédios.

"O homem progride somente diante de um ambiente desafiador".
“A humanidade progride na guerra e não na paz. Tempos de paz deixam as pessoas sem fibra”. Ortega Y Gasset. – Parece cruel, não?

Quanto mais inteligente, persistente e competitivo você é, mais você gosta de um bom problema.
Se seus desafios estão de um tamanho correto e você consegue, passo a passo, conquistá-los, você fica muito feliz. Você se sente com mais energia. Você fica excitado e com vontade de tentar novas soluções. Você se diverte. Você fica vivo!

Para conservar o gosto de peixe fresco, as empresas de pesca japonesas ainda deixam os peixes dentro dos tanques, mas, eles também colocam um pequeno tubarão lá dentro. Ele come alguns peixes, mas a maioria chega no porto "muito vivo" e fresco, porque são desafiados a todo instante. Japonês só gosta de peixe fresco.
Quando criança e estudante nossos pais e professores exercem o papel do tubarão nos incentivando e cobrando. Na empresa este papel é exercido pelo líder, mas você que é empresário contábil quem é o tubarão que vai deixá-lo sempre “vivo”? E você com o “canudo” na mão?

"Ponha um tubarão no seu tanque e veja até onde você consegue chegar".


Nenhum comentário:

Postar um comentário