quinta-feira, 5 de novembro de 2009

DE VÂNIA PARA AS MULHERES

Prezadas Colegas,

Quero me dirigir às mulheres contabilistas para pedir não só o apoio e voto à nossa candidatura, mas principalmente, convocar todas as profissionais para inaugurarmos uma nova fase.

Na última pesquisa do perfil dos contabilistas brasileiros, realizada pelo CFC (Conselho Federal de Contabilidade) as mulheres representam apenas 37% num universo de 418.000 contabilistas. No entanto, aqui no Tocantins as mulheres já são 42% dos associados no CRC/TO, mas nossa presença efetiva no Conselho ainda é muito pequena. Chegou a hora de termos uma mulher na presidência do Conselho Regional e para isso me preparei durante muitos anos.

A competência profissional independe de cor, sexo ou status social, mas sim da educação continuada, esforço voluntário e participação consciente dos eventos associativos.

O 1º Encontro Nacional da Mulher Contabilista aconteceu no Rio de Janeiro, em 1991. No ano seguinte, o evento foi realizado na cidade de Salvador (1992), em 1999 em Maceió (AL), em Belo Horizonte (MG) em 2003, em Aracaju (SE) em 2005 em Florianópolis (SC) em 2007 e em Vitória (ES) em 2009.

O evento teve a sua maior expressão em 2007 durante o VI Encontro Nacional da Mulher Contabilista, que reuniu mais de 1700 contabilistas em Florianópolis (SC), de cujo evento trago fortes impressões.

Na gestão do contador Célio também participei do 1º. Fórum da Mulher Contabilista do Tocantins e como Presidente do CRCTO quero incentivar e promover não só o 2º. Fórum (como preparação para o Encontro Nacional de 2011 que será realizado em Caldas Novas-GO, na Pousada do Rio Quente), como convocar as lideranças femininas de todo o Estado para uma participação mais próxima do Conselho e das comissões.

Hoje contamos com uma comissão da mulher contabilista integrada pelas abnegadas colegas Elionete, Francisca Margarida e as professoras Wilde e Janaina, mas temos potencial para ampliarmos o espaço das ações:

a) promover café da manhã com palestra:
b) ações sociais das mulheres contabilistas, e tantas outras atividades, de conformidade com o estoque de boa vontade e disposição.

É importante que desde já todas as colegas manifestem suas opiniões e reivindicações e nesta prática surgirão: novas lideranças para ocupar o espaço de direção da nossa categoria profissional; e novas idéias para a melhoria do modelo de gestão.

Gostaria de receber sugestões de todo o Estado para termos um norte bem definido que nos oriente nas ações práticas.

Agradeço as manifestações de apoio já recebido e conclamo a todas a fazer parte deste projeto.

MULHERES, VOTEM NA CHAPA 01!
VÂNIA – PRESIDENTE DO CRCTO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário