terça-feira, 10 de novembro de 2009

VÂNIA LABRES FALA!

Blog chapa 01Onde você nasceu?

VÂNIA LABRES - No Bico do Papagaio, onde vivi até os 16 anos. Fiz o ensino fundamental em Tocantinópolis e depois fui para Goiânia fazer o ensino médio e faculdade. Ainda em Tocantinópolis eu já sabia que faria Ciências Contábeis. Meu pai é comerciante e tinha muitas dificuldades com a contabilidade de sua empresa. Quis fazer para ajudá-lo. Sou muito grata a ele, que se esforçou muito para me manter fora de casa, ainda muito jovem.

Blog chapa 01Como e onde começou sua vida profissional?

VÂNIA LABRES
- Assim que ingressei na faculdade, comecei a procurar estágio. Estagiário sofre... Com muita insistência fui contratada em um escritório de contabilidade e comecei na recepção. Aos poucos foi aprendendo e passei a trabalhar no Fiscal. Era tudo manual... era tudo escrito em livros. Quando conclui a faculdade fui selecionada para um curso de pós-graduação em Auditoria e Análise de Balanço, também pela Católica em Goiânia. Assim que conclui o curso houve a divisão do estado e então fui nomeada para o TCE. Fiz um treinamento em Goiânia e em julho/1989 vim para Miracema.

Blog chapa 01Quando abriu a PLANEJ?

VÂNIA LABRES – Em 1996 comecei a trabalhar como autônoma, em uma sala emprestada por uma grande amiga. Obrigada Socorro Matos! Fiz um empréstimo de R$ 5.000,00 no Pro Divino para compra de um computador. Também comprei um software e abri as portas, com muita disposição para aprender e trabalhar. Depois de muito estudo, cursos, trabalho, me senti preparada para ser empresária da contabilidade. Em 2001 constituímos a Planej. Ah! Muito obrigada Wilson Grison, meu primeiro cliente em 1996. Acreditou em nosso esforço e levou a FORTINS para fazermos a contabilidade. Hoje ele é um grande amigo.

Blog chapa 01O que a profissão já lhe proporcionou?

VÂNIA LABRES – Tudo!!!! Como todos sabem, contabilidade é um sacerdócio, muuuuuuito trabalho... muitos problemas, muitos finais de semana sacrificados, etc. Mas também muito aprendizado. Pode faltar grana, mas trabalho não falta!!!!!

Blog chapa 01Mas... com tanto trabalho, estás procurando mais, concorrendo ao conselho do CRCTO?

VÂNIA LABRES – Como já disse, gosto muito de aprender, e vejo a presidência do Conselho como um grande aprendizado. Terei oportunidade de estar do outro lado para aprender e contribuir muito com nossa classe, da qual tenho muito orgulho e sempre lutei pela sua valorização.

Blog chapa 01Como se preparou para dirigir o CRCTO?

VÂNIA LABRES
– Hoje, não executo mais trabalhos técnicos na nossa empresa. A Fernanda , minha sócia, gerencia a parte fiscal e contábil. Temos também uma gerente no RH e eu cuido da administração. Nesta função eu me capacito constantemente com cursos, palestras, livros e a vivência dos problemas do dia a dia. Um outro grande aprendizado que eu adquiri foi ... nos eventos da categoria. Eu me “encostava” nos mais experientes e perguntava tudo. Eu me espelhava nos colegas bem sucedidos e fui implantando rotinas, controles, modelos de gestão... Penso que no CRCTO não será diferente. Aprenderei muito e com isso vou me capacitando cada vez mais para contribuir com nossa classe.

Blog chapa 01Já fez parte do CRCTO?

VÂNIA LABRES
– Não, como participo de muitos eventos da classe e sempre luto pela nossa valorização, muitos pensam que já fiz parte do conselho. Eu sempre participei ativamente do Sescap... desde o início.

Blog chapa 01Como será sua administração?

VÂNIA LABRES – Com a experiência que já tenho em administrar, pretendo me inteirar de tudo, conversar com cada colaborador do conselho, estudar muito, ouvir cada conselheiro, verificar as aptidões deles para a devidas vice-diretorias. Ah!... quero implantar a OUVIDORIA, que já consta nas nossas propostas de ação. Ouvir os colegas, para saber as suas necessidades e insatisfações o que será fundamental para nortear as decisões gerenciais. Mas a menina dos olhos do nosso projeto é a Educação Continuada.

Blog chapa 01Dá para explicar um pouco mais.... o que é educação continuada?

VÂNIA LABRES
– Penso que é qualquer atividade que objetive provocar uma mudança de atitudes e/ou comportamentos a partir da aquisição de novos conhecimentos e conceitos. Hoje temos no CRCTO uma sala para cursos com 60 lugares e vocês viram no blog que vários espaços nos foram oferecidos por diferentes órgãos. Propomos fazer, no mínimo, um curso por mês, mesclando todas as áreas da contabilidade. E um aspecto muito importante na educação continuada. As muitas parcerias já contatadas, conforme mostradas em nosso blog, serão levadas ao interior.

Blog chapa 01E a campanha, como foi?

VÂNIA LABRES
– Trabalhamos muito. Como todo esforço é recompensado, aprendemos mais ainda. Entendo que o processo eleitoral é essencial para a maturação das idéias e hoje posso dizer que conheço as dificuldades de quase todo o estado. Foram dois meses de viagens e visitas a mais de mil colegas, colhendo as necessidades de cada um. Segredo, adoreiiiiiii! Quero continuar o contato por muito tempo pois aprendi muito com cada um. Aproveito para agradecer pelo carinho com que nos receberam. Inúmeras vezes me emocionei e criei um grande arquivo mental que será eterno.

Blog chapa 01Alguma personalidade interessante nessas visitas?

VÂNIA LABRES
– Nossa!!! Muitos, muitos!!!! O Bira de Miranorte... O Elcias, primeiro delegado do CRCTO de Gurupi ... mandava correspondência com seu dinheiro. O Geraldo Magela de Araguaina, que figura fantástica! A Cleomar....o...

Blog chapa 01Está bom Vânia. Diga um fato marcante!

VÂNIA LABRES – Tem vários!!! De imediato me ocorre um lá de Gurupi. Aprendi mais uma forma de valorizar honorários. Um colega nos disse que para fazer IR com atividade rural cobra, no mínimo, o valor de uma bezerra. É isso mesmo ...só uma bezerrinha!!!!!!

Blog chapa 01Como reagiu a ser chamada de patricinha?

VÂNIA LABRES – Fiquei péssima!!! não dormi à noite. É a primeira vez que sou vidraça! Naquele momento percebi o quanto sofreria e aprenderia na campanha. O que não nos mata, nos fortalece, não é mesmo?

Blog chapa 01Você é patricinha?

VÂNIA LABRES – Sou?.... Isso tudo depois se tornou uma brincadeira e serviu para a gente rir e descontrair o ambiente.

Blog chapa 01Então, para terminar... você conclui, considerações finais!

VÂNIA LABRES – Eu sou mesmo sortuda. Veja o que aconteceu nestes últimos três meses. Uma oportunidade única. Eu só tenho a agradecer. Agradeço a todos os colegas que nos receberam com tanto carinho, mesmo depois de ter “enchido o saco” com tantos emails! Me senti muito acolhida: em todas as cidades, em cada escritório visitado, em cada aperto de mão das pessoas que participavam das nossas palestras. MUITO OBRIGADA!!!!!

MUITO OBRIGADA
aos colegas da chapa 01. Gente, vocês precisam saber como os nossos componentes são queridos e respeitados por seus colegas.

OBRIGADA
a todos os colaboradores e clientes da Planej que entenderam este momento e foram parceiros.

Obrigada a minha filha Isabela, sempre compreensiva e companheira.

Um comentário:

  1. Mãe linda!
    Parabéns pelo admirável trabalho que você está fazendo. Acompanho todo dia seu esforço e suas conquistas de aprendizado. Você é uma mulher muito forte e guerreira, a exemplo de sua história, e é um exemplo para muitos! Obrigada por tudo que já pude aprender com você, pelos valores morais e pelo companheirismo que sempre mostra! Eu te amo MUITO!

    ResponderExcluir